Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cibersolidão

Na edição de número 36 edição 2442, do mês de setembro último, da revista Veja, há um excelente trabalho que aborda o tema da solidão humana.Varias pesquisas internacionais, realizadas no meio acadêmico trazem conclusões muito ilustrativas, do mal que nos está fazendo o uso excessivo da mídia virtual, com toda  sedução que ela nos promove.
Novas tecnologias permitem que usuários usufruam da comunicação imediata, nas redes sociais. Há o lado positivo dessa comunicação, mas pode despertar sintomas de compulsão e dependência.
A necessidade de ser ouvido e de trocar idéias, leva as pessoas a um desejo de atenção mutua e constante, despertando um problema antigo da humanidade, que é a solidão. Com essas tecnologias os impulsos  dominam o comportamento das pessoas. Adolescentes adultos e idosos passaram a acreditar que estão se comunicando, porém esse é um modo de passar emoções superficiais.
Não há duvida que é um excelente meio de comunicação, mas faz as pessoas dispensarem a presença física, um aperto de mão, o beijo no rosto, o abraço afetuoso, o encontro para o cinema e outras diversões.
Há um enorme prejuízo da interação entre as pessoas, e o resultado é um paradoxo. Há uma falsa presença continua e constante, que leva a banalização dos sentimentos.
Faz-se necessário prestarmos atenção como estamos utilizando nosso precioso tempo em buscar de calor humano.

A  dependência da tecnologia é um sintoma de doença psicológica latente e merece atenção imediata.Use o contato pessoal, sempre que for possível,e as emoções serão evidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário