Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Descobrindo os mistérios do Cérebro


Nos últimos dias, a Mídia tem informado, o quanto as Neurociências têm avançado em pesquisas no cérebro humano, mais ainda é muito pouco, diante do universo cerebral. As conexões cerebrais são infinitamente complexas, e estão longe de serem solucionadas, ou compreendidas, em sua totalidade, mesmo a longo prazo.
O governo Americano e a União Européia, estão propondo uma verba que juntas darão US$ 3,500 bilhões de dólares, para o Ciência investir no funcionamento do cérebro, que é um “Computador” de altíssima complexidade. Os projetos levariam 10 anos para serem executados.
Na verdade, os mecanismos do pensamento, raciocínio, memória, expressão verbal, elaboração intelectual, etc. são extremamente complexos. Teremos que esperar mas  muita coisa será compreendida, após esse projeto, sem dúvida.
Mesmo assim, acreditamos que os resultados serão parciais, pois o capítulo das emoções, que é demais importante, está intimamente ligado à afetividade, tema pouco conhecido, no intrincado tecido mental, e que tem um vasto campo a ser esclarecido, e pelo que vemos na literatura, tem ficado para depois. 
Desejamos que antes destes projetos serem concluídos, os governos se ocupem de situações graves, e com programas viáveis, já definidos, que é a fome, a miséria e o        analfabetismo de milhões de crianças mundo afora, que deveriam interessar a todos os governos, de todos os continentes. Já existem soluções obvias e de fácil execução. Mas a quem interessa crianças famintas, miseráveis, e que não sabem ler?
Neste aspecto as ciências já fizeram a sua parte.

FONTE: ESTADO DE SÃO PAULO
               13/02/2013 (Alias)





Nenhum comentário:

Postar um comentário