Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Anorexia e Bulimia Distúrbio do Comportamento Alimentar

Anorexia é uma alteração no comportamento alimentar que está invariavelmente associada à ansiedade e depressão. A idéia de ser magra, esguia, leva alguns pacientes, principalmente adolescentes do sexo feminino à preocupação extrema com seu esquema corporal. Acreditam na idéia de que podem não sentir fome, usam dietas rígidas e até exóticas, para atingirem seus objetivos. Encontrarmos a mesma sintomatologia em rapazes e crianças, com menor freqüência. 

Os anorexicos são pacientes que mesmo em estado de magreza intensa, olham-se no espelho e sentem-se gordas. Nas meninas, o problema atinge seu metabolismo e algumas ficam sem menstruar durante meses, pois a doença atinge o eixo da hipófise hipotálamo, responsável por mecanismos fisiológicos femininos. Muitas fazem exercícios em excesso, usam laxantes, remédios para disfunções da tireóide e diuréticos, tentando controlar a fome no seu dia a dia.

A bulimia pode ocorrer isoladamente ou associada à anorexia. É possível convivermos com alguém portadora de bulimia, sem nos darmos conta, pois elas participam da vida social, vão a festas e jantares comem e em seguida vão vomitar todo conteúdo ingerido. Já a anorexia é mais evidente, a pessoa recusa-se alimentar e perde peso ficando fraca, às vezes desmaia e sofre os efeitos, decorrentes da desnutrição. Não temos uma única causa para compreender a Anorexia e Bulimia, contudo notamos a Mídia falada e escrita, como a principal incentivadora desse comportamento doentio, ao propagarem a idéia radical contra excesso de peso, contra a obesidade que é uma doença a que também deve ser tratada. Outro aspecto que enfatizam é o prestígio da pessoa magra, como item de importância maior, para o sucesso na carreira, e no plano social. As meninas que seguem a carreira de modelo são exemplos marcantes desta cultura.

Encontramos também casos que se constituem em anorexicos ou bulímicos atípicos, esses pacientes apresentam preocupação exagerada com a alimentação, tendo verdadeiro pavor de ganho de peso, mesmo que seja em mínimas proporções e a preocupação com o esquema corporal é acentuada, tornando-se obsessiva, sem, contudo caracterizarem-se quadros clínicos típicos.

Existe uma série de efeitos secundários aos hábitos dos anorexicos e bulímicos, tais como: distúrbios cardio-vasculares; gastro-intestinais e renais; desidratação crônica; lesões bucais, até marcas nas mãos pelo hábito de vomitar; tricotilomania (mania de arrancar os cabelos); cleptomania (apropiação de coisas dos outros); compulsão por compras, mesmo sem ter recursos;  depressão e transtorno obsessivo compulsivo.

Os sintomas podem se agravar e levarem a pessoa à morte, por provocarem distúrbios metabólicos, falência de órgãos e parada cardíaca.

Atualmente esta sendo estudado com muita atenção a drunkorexia, anorexia alcoólica, a qual ocorre em mulheres que não se alimentam. Algumas fazem uso de bebidas alcoólicas, por acreditarem que o álcool ao se transformar em açúcar, lhes fornece energético necessário, mas acabam se tornando alcoólatras pelo uso continuo e inadequado.

O tratamento recomendado é de preferência a psicoterapia, unida a medicamentos: antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores do humor, atenção de nútrologos, para orientação correta da dieta alimentar e principalmente a atenção e carinho, dos familiares e amigos. O diagnóstico completo é de vital importância para o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário