A Depressão é um sentimento patológico de tristeza que ocorre com freqüência em todas as populações, principalmente em grandes centros urbanos. Caracteriza-se pela incapacidade de reagir a uma perda, por morte, separação no casamento, ou prejuízo material. As escalas de Depressão são bastante distintas e precisa-se avaliar com cuidados, pois é a partir desse processo que se prepara um programa medicamentoso e terapêutico. Cabe ressaltar a predisposição genética como um dos fatores para tal desencadeamento.
Existem as características que são próprias da Depressão Menor: mais leve, menos intensa, sintomas mais superficiais. Já a Depressão Maior é um quadro clínico mais grave, com sintomas intensos e que exige cuidados rigorosos. Atualmente, com o número de novas medicações e terapias é comum obter melhora e até cura dos quadros depressivos.
Existe ainda a Depressão Reativa e a Depressão Endógena. A Reativa ocorre após um trauma. Já a Depressão Endógena, independente dos eventos, pode surgir espontaneamente, sem motivo aparente, é uma condição genética.
Depressão Mascarada: é a que aparece de forma subliminar, com sintomas físicos, reações diversas e muitas vezes não diagnosticadas e sem tratamento adequado, apesar de o paciente procurar ajuda em Pronto Atendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário