Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Apoio Pedagógico e Intervenção

Este atendimento é caracterizado pela compreensão das circunstâncias, das necessidades que envolvem o desenvolvimento cognitivo de cada um dos pacientes, buscando compreendê-los na interdependência dos processos cognitivo, afetivo e sócio-cultural.

O atendimento pedagógico está focado para crianças, pré-adolescentes, adolescentes com dificuldades, necessidades ou defasagem de aprendizagem.

O desenvolvimento do trabalho visa capacitar o paciente à compreensão e intervenção na dinâmica das relações estabelecidas com o conhecimento.

Durante as sessões, além dos específicos a cada caso, serão desenvolvidos os seguintes aspectos:

•Vivências de situações que promovam a exploração do meio e o desenvolvimento das percepções necessárias para ampliar suas potencialidades;

• Fomentar autonomia, com o objetivo de torná-lo responsável por suas tarefas e atuações sociais;

• Adquirir o hábito e a persistência no estudo;

• Orientação aos pais, fornecendo-lhes um modelo de intervenção adequado ao desenvolvimento dos estudos em casa;

• Assegurar o acompanhamento psicológico aos alunos com problemas emocionais e comportamentais.

• Sensibilizar a participação da família no processo pedagógico – terapêutico/psicológico;

• Orientação a pais e educadores;

As dificuldades na infância e adolescência estão centradas nas rotinas domésticas e escolares. A defasagem no aprendizado será sanada com orientação e organização de técnicas de estudo, indicadas para cada indivíduo.

A comunicação e sociabilidade são de suma importância em nosso trabalho. Quando ocorrem dificuldades nesta área o trabalho em parceria com os pais e com a escola, contribuem para a eficácia do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário