Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Tratamentos

Psicoterapia

A Psicoterapia possibilita um espaço de encontro consigo mesmo, buscando compreender como o paciente se relaciona consigo, com o outro, com o mundo e, principalmente como responde às questões do mundo num horizonte de possibilidades que sua existência oferece.

Desta maneira, a Psicoterapia propicia ao paciente o crescimento, o amadurecimento, a compreensão de si mesmo frente ao seu dia-a-dia, nas relações interpessoais ou profissionais muitas vezes causadoras de conflitos, em função de suas atitudes.

Nós, profissionais, buscamos compreender a relação do paciente com o outro, com o mundo, atendendo às necessidades do ser humano e a construção de si mesmo em sua singularidade, focados a partir de sua historicidade. Assim, a percepção de si em determinadas situações, muitas vezes, refletirá em mudanças internas e externas, em escolha mais condizentes com seu próprio existir.

O desenvolvimento do processo é pautado pela ética profissional, pelo acolhimento e a reflexão dos fatos apresentados.

                   O homem existe cuidando do seu existir!


Psicoterapia Infantil - Ludoterapia

Esta proposta psicoterápica utiliza-se de recursos lúdicos como: jogos, desenhos, brincadeiras e expressão oral.

Cabe ao Psicoterapeuta estar atento às situações verbais e não verbais que se apresentam durante o uso dos recursos em cada sessão e, assim, compreender a dinâmica que se revela e as relações com o mundo que o circunda. Desta maneira, o Psicoterapeuta desenvolverá seu trabalho com o paciente infantil na compreensão das situações que se apresentam, como lidar e superá-las frente às vivências do dia a dia.

Muitas vezes, a busca por este atendimento ocorre por solicitação escolar, médica ou familiar. Frequentemente, os sintomas apresentados são: a expressão de distúrbios relacionados ao ambiente e à estrutura familiar e/ou parental.

Portanto, faz-se necessário o acompanhamento e participação de todos os familiares.

Tratamento Psiquiátrico 

O Tratamento Psiquiátrico deverá obedecer a um critério diagnóstico, obtido por meio de entrevistas e exames laboratoriais. Deve-se conscientizar o paciente de seus sentimentos e quadro clínico, procurando esclarecer sua condição e prognóstico (avaliação de melhora, cura e tempo de tratamento), assim como as técnicas de tratamento necessárias, a serem utilizadas. A família deve participar desse momento, pois existem informações importantes que somente pais, familiares e professores poderão fornecer.

Cada tratamento deverá ser programado e administrado de acordo com suas peculiaridades. Se for medicamentoso, obedecer regularmente ao horário e seguir as orientações recomendadas corretamente.

A psicoterapia de apoio é relevante nesses quadros. As sessões devem ser freqüentes e o apoio constante, pois aliviam e melhoram a auto-estima do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário