Atualmente, no ambiente escolar, o termo TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) vem sendo usado com freqüência pelos educadores ao se referirem aos alunos que apresentam um comportamento agitado, movendo-se constantemente pelo ambiente, por mexer os pés e mãos, por falarem constantemente ou por sentirem necessidade de sair do ambiente em que se encontram.
Outro aspecto importante que preocupa os educadores é a dificuldade de manter a atenção em atividades que exigem concentração por mais tempo, atividades repetitivas ou que não lhe sejam interessante. Assim, crianças e/ou adultos portadores do TDHA são mais suscetíveis a distrair-se, até mesmo com seus pensamentos.
Ao observar o material de crianças portadores do TDHA é possível identificar em suas escritas os erros por distração, a falta de parte de seus materiais e ainda a atitude de responderem impulsivamente. Algumas pessoas, apresentam em se organizar, em planejar seu estudo, o tempo e assim administrar seus afazeres.
Assim, a criança e o adolescente com características do TDHA são identificadas principalmente pelo comportamento, não necessariamente por dificuldades escolares.
Contudo, atividades que despertam o interesse por serem estimulantes favorecem a participação destes alunos, permanecendo mais tranqüilas. Tal situação ocorre pelo ativar dos centros de prazer no cérebro, reforçando o centro de atenção.
Em muitos casos os educadores também requerem uma orientação profissional para lidarem com a diversidade dos alunos.
Neste caso, é necessária uma avaliação médica e um diagnóstico realizado por profissional que desenvolva um trabalho com o aluno, a família e a escola. Todos precisam estar em consonância para que o aluno sinta-se acolhido, respeitado em sua maneira de apresentar-se perante o meio social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário