Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Diagnóstico

A avaliação clínica psiquiatra, a psicológica e a pedagógica possibilitam um bom diagnóstico que o tratamento exige, com cuidados e responsabilidade.

Assim, cada paciente terá uma seqüencia singular para atingir seu objetivo: a cura, vivenciando os benefícios dos quais necessita, em tempo hábil.

A clarificação do estado emocional e/ou cognitivo do indivíduo no momento presente favorece a compreensão do funcionamento do paciente frente a determinadas situações que afetam sua vida emocional.

Durante o diagnóstico, os sintomas e sinais comuns a diversos padecimentos são aspectos importantes a serem observados e analisados em profundidade, buscando alternativas possíveis para melhora do paciente.

Nesta compreensão do processo é comum a participação de pediatras, fonoaudiólogos, oftalmologistas, otorrinos, terapeutas e outros profissionais que se fazem necessários para o benefício do desenvolvimento do processo pedagógico, psicológico e psiquiátrico.

Diagnóstico Diferencial

É muito importante para o diagnóstico, uma visão ampla das condições gerais do paciente. Temos na clínica diariamente uma variedade de sintomas comuns a várias doenças. Logo, devemos ter cuidado em conhecer os diversos sintomas, síndromes e quadros clínicos, para assim darmos uma impressão diagnóstica correta, o que beneficia o tratamento e não coloca o paciente em classificações diagnósticas definitivas, quando muitas vezes o quadro remete e cria-se um problema civil e social para o paciente.

Outra situação bastante complicada é um equívoco no diagnóstico e o paciente deixa de receber o tratamento adequado, tendo prejuízo na sua recuperação. O diagnóstico diferencial seguro é de suma importância na vida de cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário