Pré-adolescência
Na pré-adolescência, ocorrem mudanças evidentes tanto do ponto de vista físico como emocional. As transformações são acompanhadas de mudanças físicas e atitudes que, às vezes, provocam estranheza, criando barreiras para interação no meio social e familiar.
É comum aos familiares certa dificuldade em perceber o crescimento do bebê que, ontem, estava no colo e hoje é uma “criança grande”. É complicado para os pais administrarem este momento tão delicado e que requer muita reflexão. Outro aspecto a se observar nesta fase, é a comunicação que impõe uma compreensão especial, muitas vezes não captada pela família e pela escola, derivando incompreensões nas relações, tumulto no convívio, rompendo-se a harmonia necessária para um bom desenvolvimento completo.
A Clínica Adolescer, em seu programa, propõe-se ajudar a compreender a passagem para a adolescência, propiciando melhor dinâmica familiar.
Adolescência
A adolescência é uma etapa de transição para a idade adulta. Nela, surgem as descobertas e as responsabilidades. Nem sempre o adolescente e a família estão prontos para este grande desafio que requer direcionamento para a tomada de decisões que serão definitivas na vida pessoal e profissional. O adolescente necessita de interação com os adultos, da compreensão destes e, principalmente, do diálogo familiar, o que muitas vezes não ocorre durante esse processo de crescimento. Os laços afetivos com amigos e familiares são como pilares de sustentação para a aquisição do amadurecimento, que se faz necessário para conviver na ambigüidade desta etapa, e lidar com as exigências sociedade constantemente impostas. É uma fase de extrema importância no aspecto físico, especialmente no plano cerebral, que sofre as mudanças inerentes ao crescimento em direção a maturação orgânica que ocorre por até por volta dos 25 (vinte e cinco) anos aproximadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário