Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Uso de Álcool e Drogas de abuso

Alcoolismo é um hábito que se caracteriza pela ingestão de bebidas alcoólicas. Pode ter início na infância, puberdade, adolescência e idade adulta.  Em geral, é um hábito adquirido em companhia de pessoas na própria família ou colegas de escola, no trabalho ou convívio de modo geral. A sociedade tem o álcool com fonte de animação em festas e comemorações em geral. É considerada droga lícita.

Historicamente não se sabe quando se consumiu álcool pela primeira vez.  Na idade da Pedra foram descobertas jarras de cerveja, mostrando que bebidas fermentadas existem desde o período neolítico nos anos 10.000 a.C.

O vinho é mais recente, sabe-se que pinturas egípcias de 4.000 A.C representavam a bebida através de criptografia. As bebidas se tornaram populares entre a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C) e o começo da Renascença (séc.XVI).
O champanhe foi desenvolvida no Século XVII, por D.Perignon.

O uísque, tudo indica foi o primeiro destilado na Irlanda, embora a suas origem é incerta. Há evidências de que no século XVII, a bebida era consumida pela Escócia.

O álcool é a droga mais consumida do mundo, seus efeitos ocorrem diretamente no Sistema Nervoso Central, intoxicando a célula nervosa. Leva à mudança de comportamento, mal estar geral, dores de cabeças, provocando efeitos mais intensos em pessoas cujo organismo tem dificuldades de metabolizar como os orientais, que tem problemas enzimáticos. Provoca também estado de euforia e desinibição, inicialmente e depois há efeitos depressores, falta de coordenação motora, descontrole total e sono.

Ao longo do uso, o álcool leva à dependência. A necessidade de maiores quantidades, hábito de ingestão propriamente dito, e a incapacidade de interromper a ingestão de álcool faz surgir a Síndrome da Abstinência, com tremores nas mãos, distúrbios gástricos intestinais, hepáticos, gastrite, que impedem a absorção de vitaminas do complexo B, neuropatias, alterações do sono e anorexia.

Existem casos em que ocorrem quadros de alucinações visuais, com visão de bichos no corpo, nas paredes, aranhas. Distúrbios auditivos, idéias persecutórias, o que configura Alucinação Alcoólica.  De acordo com o CEBRID, Laboratório Brasileiro de Informações sobre Drogas, a dependência de álcool atinge 12,3% da população brasileira e 6,9% da população feminina. A proporção segundo a estatística é que para 6 homens brasileiros usuários de álcool, um fica dependente. Já para as mulheres, em cada 10 usuárias, uma  torna-se alcoolista.

Há que levar em conta os efeitos da dependência alcoólica no estômago, provocando gastrite, colites, pancreatites, neuropatias periféricas e carência vitamínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário