A família, na contemporaneidade, vem passando por grandes transformações. Contudo, a sua importância no desenvolvimento humano se mantém.
As relações familiares contribuem para o desenvolvimento saudável do indivíduo, para a construção da personalidade dos filhos e para a sociedade em geral.
Entretanto, percebem-se dificuldades de relacionamento, de comunicação familiar, as rivalidades, as disputas pelo amor entre irmãos, que requerem dos pais certas habilidades para administrar tais situações e assim manter o equilíbrio familiar. Desta maneira, é importante a família se ocupar de instaurar um ambiente estruturado e favorável ao crescimento afetivo, emocional a cada um de seus membros. Assim, cada um encaminhará suas escolhas e construirá um futuro harmônico, com força para enfrentar as adversidades que a sociedade impõe no dia a dia.
A orientação familiar, que muitas vezes é pedagógica, propicia aos pais a reflexão, a possibilidade de mudança, principalmente a compreensão do outro, as suas possibilidades e ainda outra conduta caso se faça necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário